Canabinóides no tratamento da dor

A dor é considerada um instinto humano primata e pode ser definida como uma sensação angustiante, bem como uma experiência emocional que está ligada a danos reais ou potenciais nos tecidos, com o único propósito de notificar o mecanismo de defesa do corpo para reagir a um estímulo em para evitar maiores danos aos tecidos.

A sensação de dor está associada à ativação dos receptores nas fibras aferentes primárias, que incluem a fibra C não mielinizada e a fibra Aσ mielinizada. Os receptores para dor (nociceptores) permanecem silenciosos quando está tudo bem e são ativados quando há potencial de estímulo nocivo. A percepção de uma série de eventos sensoriais é necessária para que o cérebro detecte a dor e produza uma resposta à ameaça (como tirar a mão do fogo ou procurar um médico).

Geralmente existem três estágios principais na percepção da dor. O primeiro estágio é a sensibilidade à dor, seguido pelo segundo estágio onde os sinais são transmitidos da periferia para o corno dorsal, que está localizado na medula espinhal através do sistema nervoso periférico (SNP).

A terceira etapa é a transmissão dos sinais para o cérebro superior através do sistema nervoso central (SNC). Normalmente, existem duas rotas para a transmissão de sinais: vias ascendentes e descendentes. A via que sobe, transportando informações sensoriais do corpo através da medula espinhal em direção ao cérebro, é definida como via ascendente, enquanto os nervos que descem do cérebro para os órgãos reflexos através da medula espinhal são conhecidos como via descendente.

O mecanismo básico da dor passa por três eventos – transdução, transmissão e modulação quando há presença de estímulos nocivos. Por exemplo, a transdução ocorre ao longo da via nociceptiva seguindo a seguinte ordem: (1) os eventos de estímulo são convertidos em eventos químicos teciduais; (2) os eventos químicos do tecido e da fenda sináptica são então transformados em eventos elétricos nos neurônios; e (3) eventos elétricos nos neurônios são transduzidos como eventos químicos nas sinapses.

Após a conclusão da transdução, o mecanismo seguinte seria a transmissão de eventos elétricos ao longo das vias neuronais, enquanto os neurotransmissores na fenda sináptica transmitem informações de um terminal pós-sináptico de uma célula para um terminal pré-sináptico de outra.

Enquanto isso, o evento de modulação ocorre em todos os níveis das vias nociceptivas através do neurônio aferente primário, corno dorsal e centro cerebral superior por regulação positiva ou negativa. Tudo isso leva a um resultado final, e o caminho da dor foi iniciado e concluído, permitindo-nos sentir a sensação dolorosa desencadeada pelo estímulo.

Canabinóides no tratamento da dor

Os canabinóides são classes de neurotransmissores que ligam-se a receptores de dor no cérebro. O canabinóide mais comum é o tetrahidrocanabinol (THC), um dos principais componentes psicoativos isolados da Cannabis sativa.

Os canabinóides podem se ligar aos receptores canabinóides tipo 1 acoplados à proteína Gi (CB1), que são altamente expressos no pré e pós-sináptico no cérebro e na medula espinhal, bem como aos receptores G2 (CB2) localizados predominantemente no sistema imunológico. A ativação de CB1 e CB2 inibe a formação de AMPc intracelular, levando assim a uma tremenda redução do efeito excitatório dentro dos neurônios.

O receptor canabinóide 1 (CB1) é o principal alvo do Δ9-tetrahidrocanabinol (THC), o químico psicoativo da Cannabis sativa com uma ampla gama de aplicações terapêuticas e uma longa história de uso recreativo. O CB1 é ativado por endocanabinóides e é um alvo terapêutico promissor para o controle da dor, inflamação, obesidade e distúrbios de abuso de substâncias.

Já a ativação do receptor CB2 pode prevenir a desgranulação dos mastócitos e a liberação de mediadores pró-inflamatórios, reduzindo a dor.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Dieta da primavera de acordo com o Ayurveda

O final do inverno e o início da primavera são uma estação aquosa de Kapha com temperaturas mais altas que duram de fevereiro a meados de maio. Lá fora, a neve derrete, deixando os rios cheios e lamacentos. As temperaturas quentes estimulam os brotos tenros e a seiva doce a correr na vasculatura dos bordos. Nossa paisagem interna reflete a da mãe natureza.

Assim que as temperaturas começam a subir, o padrão do corpo muda, de construção para liberação. Literalmente, o corpo queima mais gordura (da mesma forma que um cachorro troca de pelos). O final do inverno e o início da primavera são, portanto, estações ideais para iniciar uma nova dieta e perder peso. O jejum da primavera ajuda a limpar o sangue após um longo inverno de alimentos gordurosos e pesados.

A primavera é uma época de limpeza e renovação. A gordura Kapha junto com as toxinas derretem dos tecidos e vão para o sangue, tornando-o mais doce. Plasma sanguíneo e toxinas geram uma inundação de muco. Por isso, a primavera também é conhecida como a estação das alergias.

À medida que a camada de gordura do inverno começa a derreter no sangue, ela enriquece o sangue, aumentando o dosha Kapha. O sangue muito rico e espesso pode obstruir a circulação e o fígado. Muito parecido com um ganso recheado, seu fígado recheado começa a ficar tão gorduroso quanto foie gras.

O “calor” do fígado é responsável por movimentar esse sangue lamacento e metabolizá-lo. No entanto, o tempo frio mantém o coração lento e os vasos contraídos. Clinicamente, os sintomas do Kapha da primavera são rigidez muscular, acúmulo de placa arterial, muco e febre do feno, um tipo de rinite alérgica gerada pela reação ao pólen de certas plantas.

Podemos combater o excesso de Kapha com a dieta certa. A cúrcuma revigora o sangue, restaura a circulação, limpa o fígado e reacende o metabolismo (via rasa dhatu ou linfa). O final do inverno é a estação dos alimentos ácidos. A primavera é a estação dos alimentos amargos.

Tanto o sabor azedo quanto o amargo são colagogos. Um colagogo é qualquer substância que estimula o fígado e a vesícula biliar a liberar bile. Exemplos incluem dente-de-leão e limões. Como a bile é uma substância gordurosa, os colagogos auxiliam no processo de limpeza porque drenam o excesso de gordura do fígado e do sangue e as depositam, na forma de bile, no trato digestivo.

Nestas estações indicam-se produtos úteis para perder peso e controlar os desejos por comidas:

  • Gymnema Sylvestre – reduz o desejo por açúcar, regula os níveis de açúcar no sangue

  • Trikatu – Melhora o metabolismo e reduz Kapha

  • Triphala - Ação de limpeza intestinal e apoio à perda de peso

  • Guggulu isolado ou em associação com outras ervas – Auxilia no metabolismo da gordura e na desintoxicação

  • Neem – Reduz o desejo por doces

Ervas comuns no Brasil e Portugal:

  • Gengibre – Melhora a digestão, circulação e metabolismo

  • Cardamomo – Refresca o paladar e reduz os desejos por doces

Recomendações gerais para a primavera

  • Adira à uma dieta pacificadora de Kapha, favorecendo os vegetais amargos (rúcula, alho-poró, couve, bertalha) e ervas, como dente-de-leão, que auxiliarão no metabolismo da gordura.

  • Se apenas puder comprar um suplemento e estiver saudável, adote a Triphala, que ajudará a manter os intestinos mais limpos.

  • Evite alimentos pesados, oleosos, doces e salgados, como carne vermelha e laticínios.

Aprenda mais sobre Ayurveda aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/

Deficiência de magnésio e doenças neuropsiquiátricas

O magnésio desempenha um papel central na sinalização nervosa. Num mecanismo complexo a nível celular, o magnésio regula os canais de cálcio dependentes da voltagem, ao mesmo tempo que inibe a libertação intracelular de cálcio das reservas citosólicas.

Além disso, o magnésio regula o neurotransmissor mais importante, o agonista do receptor tipo A do ácido gama-aminobutírico (GABAA-R). No processo inicial de desenvolvimento, a sinalização GABAA-R deve ser desencadeada para iniciar a liberação de magnésio das mitocôndrias. O aumento dos níveis citoplasmáticos de magnésio desencadeia a ativação do alvo mecanístico da rapamicina (mTOR), que posteriormente promove a formação de redes neurais através da biogênese do ribossomo.

Simultaneamente, o magnésio desempenha um papel vital na inibição do receptor de glutamato N-metil-D-aspartato (NMDAR), que é responsável pela neurotoxicidade e morte neuronal.

Além disso, o magnésio não é apenas de primordial importância na sinalização neuronal e na viabilidade dos neurônios, mas também desempenha um papel vital na manutenção e regulação da barreira hematoencefálica e das neurotrofinas, como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF), que contribui para a plasticidade neuronal e desempenha um papel central na aprendizagem e na memória.

Deficiência de magnésio e transtornos neuropsiquiátricos

Existem evidências de que baixos níveis de magnésio (hipomagnesemia) correlacionem-se à maior gravidade e presença de diversos sintomas nas doenças psiquiátricas. Esses sintomas podem incluir insônia, irritabilidade, ansiedade, depressão, ataques de pânico, comportamento psicótico, hiperexcitabilidade, dores de cabeça, tonturas e tremores. Os sintomas periféricos neuromusculares de hipomagnesemia são bem conhecidos e estabelecidos, incluindo fraqueza muscular, mialgia e astenia.

Já se passaram mais de 30 anos desde que a demência e a hipomagnesemia foram associadas. A deficiência de magnésio é comum em pacientes com Alzheimer. Um estudo experimental demonstrou a eficiência do L-treonato de magnésio na proteção da apoptose das células neuronais do hipocampo devido ao estresse oxidativo.

O L-treonato de magnésio pode reduzir a neuroinflamação e diminuir a deposição de beta-amilóide em modelos animais da doença de Alzheimer. Além disso, descobriu-se que melhora as capacidades de aprendizagem e a memória de curto e longo prazo. Parece que a deficiência de magnésio também desempenha um papel na redução dos sintomas neurológicos graves causados pelo SARS-CoV-2.

Precisa de ajuda? Marque aqui sua consulta de nutrição.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/