Envelhecimento com saúde

Healthy-Aging.jpg

Pesquisadores de Harvard definem o envelhecimento "bem sucedido" a partir de três critérios: (1) ausência de doenças; (2) manutenção da capacidade cognitiva e da função física; e (3) engajamento com a vida, socialização e manutenção de propósitos.

Contudo, o estilo de vida moderno nem sempre gera pessoas saudáveis. A verdade é que muitas pessoas atualmente, mesmo aos 30 ou 40 anos, estão em pior condição de saúde do que a geração anterior. Adultos com alto consumo de alimentos industrializados, sedentários ou que ingerem quantidades excessivas de bebida alcoólica provavelmente terão uma pior qualidade de vida do que idosos que adotaram anos antes um estilo de vida mais saudável. É o que vem mostrando um grande número de estudos.  

Quanto à alimentação as recomendações incluem o consumo de frutas e verduras (pelo menos 400 gramas ao dia). Estes alimentos são ricos em flavonóides capazes de reduzir o risco de doenças cardiovasculares, derrame, câncer, diabetes e doenças neurodegenerativas.

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Um nutriente que vem sido bastante estudado na velhice é a vitamina D. Baixos níveis no sangue estão associados com deterioração da função cognitiva - como menor capacidade de memorização de palavras e números. 

Um objetivo fundamental do envelhecimento saudável é manter a capacidade de locomoção pelo maior tempo possível. Claro, as pessoas que perdem a capacidade de caminhar ainda podem manter a mobilidade através de cadeiras de rodas e dispositivos de apoio, e podem ter uma vida plena e feliz. Mas não há motivo para que a maioria das pessoas não possa continuar andando por toda a vida. Para manter esta habilidade é fundamental que sejamos ativos por toda a vida. Se você está hoje sedentário pense em uma atividade que gostaria de fazer: escalada, karatê, dança de salão, aikidô, musculação, natação, surf, ciclismo, bambolê, corrida, caminhada, hidroginástica. Não importa, qualquer atividade que você escolha irá aumentar a sua mobilidade. 

Para quem tem dor nas articulações, seja por lesões anteriores, uso excessivo ou artrite um fisioterapeuta deverá ser consultado. A dor não precisa impedir seu movimento. Um profissional poderá te indicar atividades apropriadas como yoga, pilates, exercícios em máquinas de remo, tai chi, caminhada na água ou mesmo passeios curtos. Um nutricionista também poderá ser consultado. Existe uma variedade enorme de alimentos antiinflamatórios que podem contribuir para a redução da dor e dos desconfortos articulares.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/