Como comer chocolate sem engordar?

O chocolate é um alimento feito a partir da amêndoa do cacau, fermentada e torrada. É uma delícia. Tanto é que muitas pessoas assumem-se chocólatras. Já tentaram dietas para passar longe dele mas não adiantou. Então será que a solução é mesmo excluí-lo de vez? Talvez não. Neste vídeo discuto esta questão. A vida não precisa ser cheia de restrições e dá sim para colocar o chocolate dentro de um cardápio saudável, inclusive de dietas de emagrecimento.

Sua comida favorita pode ser outra, não precisa ser o chocolate. Mesmo assim, deve ter algo que te faz super feliz em comer e que você não quer abrir mão. Nossos sentidos estão envolvidos  no desejo por comida. Paladar, olfato, visão, audição e tato unem-se para nos dar uma experiência maravilhosa quando comemos algo delicioso. E é o prazer dessa experiência o que queremos recordar e repetir quando dizemos que gostamos de um alimento específico.

Muitas de nossas preferências alimentares são adquiridas, inclusive antes de nascermos. Quando mulheres grávidas alimentam-se o sabor e o aroma do líquido amniótico se altera. Assim, os bebês vão adquirindo preferências mesmo antes de nascerem.

O sabor do leite materno também muda dependendo do que as mães comem. Assim, mulheres com dietas mais variadas provavelmente terão bebês que aceitam melhor certos tipos de alimentos. Mas não se desespere se sua mãe só comia alimento processado. Outros fatores também influenciam nossa alimentação durante a vida, como nossas próprias experiências, as influências de outras pessoas, nossa genética... Lembre também que comer consciente significa desfrutar sua comida. Por isto, independentemente do que esteja consumindo examine seu alimento usando todos os seus sentidos. Observe a aparência, sinta o aroma, cheque a textura e as cores. 

Depois, coloque na boca porções pequenas e mastigue lentamente cada uma. No caso do chocolate deixe-o derreter naturalmente em sua boca. Dê tempo suficiente para seu corpo experimentar cada sensação. Feche os olhos e concentre-se no cheiro, no sabor e na textura do alimento. Depois concentra-se na sensação de engolir e nas sensações do seu estômago. Ele sente-se bem? Está satisfeito?

Gostou ou ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!

Baixe gratuitamente o ebook sobre alimentação consciente aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, mestre em nutrição humana, doutora em psicologia clínica e cultura, pós-doutora em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em Coaching e Yoga. Para contratar clique na aba consultoria no topo da página. Obrigada por visitar esta página!