Gérmen de trigo

wheat Germ.jpg

O gérmen é a menor parte de um grão. É uma parte muito nutritiva fornecendo proteína, óleos vegetais, vitaminas do complexo B e tocoferol.  

A população está envelhecendo e a incidência de doenças crônicas vem aumentando. Por isso, a incorporação de alimentos funcionais na dieta é fundamental. Estudos mostram, por exemplo, que o consumo de cereais integrais reduz o risco de doenças cardiovasculares (Aune et al., 2016). 

O gérmen de trigo vem sendo investigado também em virtude do seu ótimo perfil nutricional. Estudos preliminares mostram que o consumo do gérmen de trigo contribui para a redução dos níveis de colesterol (Cara et al., 1992) e melhora a composição da microbiota intestinal (Matteuzzi et al., 2004). 

Em Portugal, grupo de pesquisa da região do Porto vem estudando os efeitos do consumo de pão enriquecido com 6g de gérmen de trigo no perfil lipídico, resposta glicêmica, função gastrointestinal e resistência à insulina.  Durante 4 semanas os participantes do grupo de intervenção consumirão o pão fortificado (Moreira-Rosário et al., 2016). O alimento foi escolhido devido à fácil aceitação por parte da população.

O objetivo é coletar evidências da eficácia do consumo do gérmen de trigo na saúde da população. Atualmente o gérmen de trigo é basicamente usado para a alimentação animal. A divulgação dos resultados é aguardada em breve. 

propriedades-e-beneficios-do-germe-de-trigo-2.jpg

Esperam-se mudanças positivas no grupo que trocar o pão branco pelo pão enriquecido com gérmen de trigo. Por exemplo, a vitamina E contribui para a diminuição da concentração de radicais livres circulantes. 

As vitaminas do complexo B são muito importantes para a geração de energia e para a vitalidade do nosso corpo. Quando falta complexo B sentimos mais cansaço, o humor fica mais instável, a eliminação de substâncias tóxicas pelo fígado é comprometida.

O gérmen de trigo também parece melhorar a saciedade auxiliando no emagrecimento. O mesmo pode ser adquirido. Outros benefícios alegados e que agora serão melhor investigados:

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

  • auxilia na hidratação das células do corpo;
  • mantém a pele saudável;
  • melhora a digestão e o funcionamento dos intestinos;
  • reduz as toxinas no corpo;
  • controla os níveis de colesterol;
  • previne o câncer intestinal;
  • combate o envelhecimento precoce;
  • fortalece o sistema imunológico;
  • reduz a quantidade de açúcar no sangue.

Além de incluir o gérmen de trigo na massa do pão caseiro você também utilizá-lo batido ao suco de frutas, às vitaminas, misturado no iogurte, na massa de bolos, pães ou massas, no tempero de saladas ou em refogados.

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/