Anormalidades mitocondriais na síndrome de Down

Pessoas com síndrome de Down apresentam características fenotípicas diferenciadas incluindo olhos amendoados, hipotonia muscular, maior propensão ao desenvolvimento de defeitos cardíaco, obesidades, diabetes tipo 2, distúrbios imunológicos e Alzheimer (Izzo et al., 2018). 

A superexpressão de genes do cromossomo 21 está direta ou indiretamente ligada ao desenvolvimento destas e outras características incluindo a deficiência intelectual. Vários genes são importantes para o funcionamento das mitocôndrias, organelas que produzem energia dentro das células. Quando as mitocôndrias não funcionam bem, como é constantemente observado na Síndrome de Down, toxinas demoram mais para serem eliminadas, o cansaço excessivo aparece e a qualidade de vida cai.

Sem tratamento as mitocondriopatias geram vários problemas de saúde, como observamos na tabela.

Screen Shot 2018-02-26 at 3.06.47 PM.png

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui. 

Gostou? Por favor, compartilhe.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/