Transtorno alimentar não é coisa de mulher!

Muita gente pensa que anorexia, bulimia, compulsão alimentar, síndrome do comer noturno e outros transtornos alimentares são exclusivos de mulheres. Mas a verdade é que qualquer pessoa pode desenvolver um transtorno, independente do gênero, raça, cor e idade. A genética influencia o aparecimento de transtornos alimentares, assim como traços específicos de personalidade (incluindo neuroticismo, perfeccionismo e impulsividade), além das vivências do dia a dia. Homens não estão livres disso e também podem sofrer pressão social para serem mais magros, ou mais altos, ou mais musculosos.

5291.jpg

Podem sofrer com questões relacionadas ao corpo e à alimentação, preocupar-se excessivamente, podem sentir ansiedade ao redor do alimento, ter vergonha de comer na frente dos outros, medo excessivo de engordar ou de serem rejeitado por conta do peso corporal ou da aparência. Só nos Estados Unidos os transtornos alimentares afetam aproximadamente 10 milhões de homens.

Enquanto continuarmos pensando que transtornos alimentares são coisa de mulher mais homens ficarão sem procurar ajuda, sem obter diagnóstico ou o tratamento apropriado. E sem tratamento apropriado a autoestima vai ficando cada vez mais comprometida, podendo gerar ou aumentar sentimentos de vergonha ou culpa, isolamento, depressão ou ansiedade, uso indevido de álcool ou outras drogas, pensamentos suicidas.

Quando o alimento e/ou a aparência recebem toda a atenção da pessoa, a vida torna-se insuportável. A pessoa fica sequestrada por pensamentos que impedem que tenha tempo para realizar-se em outras áreas da vida.

Pessoas em sofrimento devem buscar acompanhamento especializado. Dentre os tratamentos destacados na literatura está a Terapia Cognitivo Comportamental, que ajuda pessoas com transtornos a remodelarem os pensamentos errôneos. A terapia é unida ao aconselhamento nutricional, abordagem que ajuda o paciente a repensar a alimetação, fugindo de dietas rigorosas, respeitando desejos, preferências, emoções, cultura e regionalidade. O tratamento inicia-se com acompanhamento semanal com psicóloga e quinzenal com nutricionista, por 3 meses. Para agendar o início do tratamento envie uma mensagem. O pagamento pode ser dividido em até 6 vezes, no cartão de crédito.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/