Proteínas vegetais no controle da glicemia

O consumo de proteína ajuda a regular a quantidade de glicose no sangue de várias maneiras: (1) a proteína tem uma digestão mais lenta, atrasando a absorção de glicose dos alimentos; (2) aminoácidos induzem a liberação de incretinas – como GLP-1 (peptídeo semelhante ao glucagon) – que aumentam a sensibilidade à glicose.

Entretanto, proteínas diferentes geram respostas diferentes no corpo. Em estudo com 12.403 pessoas o consumo elevado de proteínas de origem animal esteve associado a maior desregulação glicêmica. Já com o maior consumo de proteínas de origem vegetal a glicemia foi melhor controlada (van Nielen et al., 2014). 

the-best-sources-of-vegan-protein-main-image-700-350.jpg

Em outro estudo, com 15.580 pessoas o risco de diabetes foi 23% maior nos que consumiam mais proteínas de origem animal, enquanto proteínas vegetais (como leguminosas e oleaginosas) estiveram associadas à redução do risco (Malik et al., 2016).

Pessoas com síndrome de Down apresentam maior risco de desenvolverem doenças autoimunes como tireoidite de Hashimoto, doença de Graves, alopécea areata, leucemia, doença celíca e diabetes. 

DEIXE AS LEGUMINOSAS DE MOLHO

Apesar de excelentes alimentos, leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) contém também rafinose e estaquiose que atrapalham a absorção de cálcio, ferro, zinco. Sem cálcio temos maior tendência à osteopenia e osteoporose. Sem ferro os cabelos caem, a memória piora, a energia fica em baixa. Sem zinco, a imunidade é comprometida, a produção de espermatozoides diminui, a digestão piora, a libido cai.

Para reduzir rafinose e estaquiose é fundamental que você deixe sua leguminosa de molho em meio ácido (pode colocar vinagre). Troque a água várias vezes e cozinhe com duas folhinhas de louro, pois esta folha ajuda na digestão e na redução de gases.

*Vinagre: 1 colher de sopa para cada litro de água

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/