Chás industrializados são menos poderosos...

De acordo com novo trabalho divulgado no 240o encontro nacional da Sociedade Americana de Química, no dia 21/08/2010, em Boston, os chás vendidos prontos engarrafados ou em embalagens tetra pack (como as do leite, contém menos polifenóis do que se feitos em casa com a erva. Os polifenóis são as substâncias antioxidantes, antiinflamatórias e que possuem propriedades anticâncer e antidiabéticas destes alimentos. Além de conterem menos polifenóis os pesquisadores mostraram que o chá engarrafado contém outras substâncias em grandes quantidades como açúcares ou adoçantes, o que é uma grande desvantagem.

Os chás verde e preto preparados em casa contém entre 40 e 150 mg de polifenóis por xícara. Já as 6 marcas analisadas pelos pesquisadores continham 40 /  21,5 / 20 / 7,5 / 2 / 1,5 mg de polifenóis na mesma quantidade. Ou seja, 83% dos chás analisados não chegavam ao valor mínimo dos chás preparados em casa. O problema é que os polifenóis se degradam e desaparecem quando expostos ao calor o que acontece dependendo do processo utilizado pela indústria. Além disso, polifenóis tem gosto amargo e adstringente o que faz com que não sejam apreciados por grande parcela da população. Afim de aumentar o número de consumidores a indústria pode diminuir o amargor e adstringência adicionando menos chá à água ou mais açúcar a água. O problema é que desta forma o chá perde os benefícios. Ou seja, o ideal é preparar o chá em casa mesmo.

Para preparar seu chá: coloque a água para ferver e antes de surgirem as primeiras bolhas apague o fogo. Acrescente a erva (2 colheres de sopa rasas em 1 litro de água ou 2 colheres de chá rasas para 1 xícara de água). Abafe e coe. O chá pode ser bebido na hora ou gelado até 24 horas após o preparo. O ideal é não adoçar mas se não conseguir ingerir puro adicione 1 colher de chá de mel para 1 xícara. A canela em pau ou o gengibre podem ser utilizados para modificar o sabor. Ambos precisam ir junto na água durante a fervura.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags