Castanhas previnem complicações em diabéticos

Pesquisa publicada na revista Diabetes Care, mostrou que o consumo de 56 gramas de castanhas diariamente, em substituição a carboidratos simples da dieta, melhoram o controle glicêmico e lipídico no diabetes 2, o tipo mais comum da doença. Castanhas variadas, sem sal, diminui o colesterol "ruim" LDL, e a hemoglobina glicada, um marcador de controle glicêmico, em até 2/3.

Apesar de muitas pessoas terem medo de consumir castanhas por serem calóricas, a substituição de lanches com carboidratos (no caso do estudo, foram utilizados muffins) por castanhas, não contribui para o ganho de peso. Outros estudos já demonstraram o mesmo anteriormente.

Maionese de castanha de caju

Ingredientes:

🍵1 xícara de castanha de caju de molho por 8 horas

🥛1/2 copo de água quente

🌴100g tofu orgânico firme (ou polpa de coco verde molinha ou inhame cozido)

🫒1/2 xícara de azeite

🧂1 colher de chá sal

🌶️pimenta a gosto

🍋1 limão espremido

🌿1 colher de chá de mostarda ou outro tempero que goste como manjericão ou salsinha ou curry ou o tempero que vc gostar.

Bata até atingir a cremosidade desejada.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/