Genômica nutricional na síndrome de Down

Nós somos o que comemos, conseguimos digerir, absorver e utilizar. Para comprovar isso surgiu o ramo da ciência conhecido como Genômica Nutricional, baseada em mapeamento genético e no estudo de como os genes interagem com determinados nutrientes, seja para o bem ou para o mal.

Estes estudos são relativamente novos dentro da área da nutrição e são importantíssimos. Entender como nosso material genético (DNA) responde à nossa alimentação e o podemos fazer para atrasar ou reduzir o risco de condições como diabetes, doença de Alzheimer, hipotireoidismo, obesidade, etc. Estas doenças são comuns na síndrome de Down estando associadas à trissomia do cromossomo 21.

41572_2020_150_Figa_HTML.jpg

Todos nós possuímos variações genéticas. Algumas delas estão ligadas às nossas necessidades nutricionais. Por exemplo, algumas pessoas podem precisar de pequenas quantidades de vitamina D para estarem saudáveis, enquanto outras pessoas podem necessitar de quantidades mais altas (falei sobre este tema aqui).

Testes genéticos estão disponíveis, e nos ajudam a avaliar (junto com variáveis clínicas, ambientais, antropométricas) o risco de desenvolvimento de condições como obesidade, dislipidemias, diabetes tipo 2, hipertensão, alterações no metabolismo de vitaminas e minerais, intolerância à lactose, intolerância ao glúten, alergias, resposta inflamatória, estresse oxidativo, capacidade de destoxificação.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/