Benefícios da melatonina na síndrome de Down e nos transtornos do neurodesenvolvimento

glandula-pineal-cerebro.png

A melatonina é uma hormônio liberado em grande medida pela glândula pineal. Possui diversas funções como o controle do ritmo, atividade antioxidante, anti-envelhecimento, antiproliferativas e imunomoduladora.

Recentemente, pesquisadores mostraram que a melatonina também pode ser sintetizada por células C da tireoide e que o uso de suplemento de melatonina aumenta a tireoglobulina em nível de RNAm. A tireoglobulina é usada na produção dos hormônios triiodotironina (T3) e tetraiodotironina (T4) (Garcia-Marin et al., 2015).

Outro local de produção de melatonina é o intestino. Aliás, a concentração de melatonina no intestino é 400 vezes maior do que a da glândula pineal. Regula a motilidade do sistema digestivo, tendo também funções imunomodulatórias locais (Chen et al., 2011). Estudos apontam que o uso oral de melatonina reduz a permeabilidade intestinal, com vários efeitos benéficos para a saúde (Anderson, & Maes, 2015; Eliasson, 2014Kim et al., 2020).

PARA APRENDER MAIS SOBRE SÍNDROME DE DOWN INICIE O CURSO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/