Inflamação, envelhecimento e câncer

A inflamação, a dieta inadequada, a disbiose intestinal e o envelhecimento (inflammaging) estão entre os importantes fatores que contribuem para o desenvolvimento do câncer  (Karin, 2009).

Legenda: EROs - Espécies reativas de oxigênio; cmtDNA - DNA mitocondrial circulante; miRs - microRNAs; NF-kB fator de transcrição nuclear-kB.

Legenda: EROs - Espécies reativas de oxigênio; cmtDNA - DNA mitocondrial circulante; miRs - microRNAs; NF-kB fator de transcrição nuclear-kB.

A obesidade está entre os fatores  aumentam a inflamação e o aumento do risco de diversos tipos de câncer. Assim, a perda de peso, a atividade física e a dieta rica em frutas, verduras, cereais integrais, legumes e ômega-3 são estratégias recomendadas já que protegem contra uma série de doenças, inclusive o câncer (Ostan et al., 2015).

Conforme envelhecemos a inflamação torna-se cada vez mais comum. Por isto, os cuidados com a saúde devem ser redobrados. Alimentos com propriedades antiinflamatórias devem ser consumidos em abundância. Chás, abacate, abóbora, abobrinha, acelga, batata doce, castanha do Brasil, cebola, alho, cenoura, feijão, leite de soja, salmão, tomate, uvas e cogumelos. Como dietas ricas em fibras também reduzem a inflamação, consuma pelo menos 400 gramas de frutas e verduras diariamente.

Outras estratégias importantes para o combate à inflamação:

Pacientes com câncer: a troca de leite por whey é benéfica

Pacientes que adoram um leite precisam ter mais cuidado. O leite e o queijo estimulam muito a secreção de IGF-1 e a proliferação celular. O whey tem um efeito muito mais brando neste sentido (Melnik et al., 2012). Estudos também mostram que o whey ajuda a evitar a caquexia do câncer. Por isso, se está fazendo tratamento contra o câncer, indico que troque seu leite por uma proteína vegana neutra sem corantes ou um whey isolado sem corantes.

Opções de whey isolado sem corantes e sabor neutro:

Proteína vegana sem corantes e sabor neutro:

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/