Cuidados com a pele

O tempo mais friozinho já chegou em todo o país. Com ele, muitas vezes também chega um clima mais seco o que acaba provocando rachaduras na pele e nos lábios. Além disso, a pele de muitas pessoas sofre e as primeiras marcas e ruguinhas podem começar a aparecer.

O uso de hidratantes, filtros solares e cremes de tratamento são indicados porém é importante lembrar que se o organismo não estiver em equilíbrio e os nutrientes não estiverem disponíveis para o reparo das células, produtos dermatológicos caros acabam não tendo efeito. Para a produção de colágeno, nosso organismo precisa de vitamina C (encontrada em grande quantidade nas frutas cítricas) e proteína (daí a importância do consumo adequado de aminoácidos, disponíveis nos alimentos protéicos, como feijões, soja, castanhas, nozes, peixes...).

Zinco (de ostras, semente de abóbora, semente de girassol, carne de peru) e o ácido fólico também é essencial à saúde da pele sendo os vegetais verde escuros maravilhosas fontes.

Não esqueça da hidratação

A desidratação também é um problema comum que acaba prejudicando a textura da pele. Assim, não esqueça de consumir água, mesmo no tempo frio. Além disso as células precisam estar com as estruturas fortes para que não percam a água que foi consumida. Para isto, o ômega-3 é um santo remédio. Boas fontes são os peixes de água fria como salmão, sardinha e atum e também a linhaça.

Outros nutrientes como vitamina A e vitamina D além de várias outra vitaminas do complexo B são essenciais para a saúde e beleza da sua pele, ou seja, tenha uma alimentação super variada, colorida e, caso vá iniciar um tratamento dermatológico, procure também um nutricionista afim de maximizar o efeito dos procedimentos.

Saiba mais no curso online: Nutrição & Estética

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/