Tratamentos que melhoram a produção de colágeno

As clínicas dermatológicas estão sempre cheias de novidades. Atualmente três equipamentos tem sido utilizados para auxiliar na produção de colágeno:

Portrait, Therma Cool e Accent

Estes equipamentos produzem calor por radio frequência estimulando a produção da proteína de sustentação da pele: o colágeno. Porém, para que a mesma seja produzida nosso organismo precisa contar com as matérias primas necessárias às reações que ocorrerão. A hidratação da pele é essencial. Para isto não só o consumo de líquidos deve ser monitorado mas também o equilíbrio de ácidos graxos essenciais.

O consumo e a absorção de nutrientes importantes para a formação de colágeno e elastina (vitamina C, cobre, manganês, prolina, lisina, hidroxiprolina, silício e boro) deve estar ocorrendo de forma adequada. Por isto, o tratamento dermatológico e nutricional devem caminhar juntos, não só para avaliar a necessidade e monitorar a suplementação mas também para melhorar o funcionamento do intestino afim de assegurar a absorção destes co-fatores tão importantes à saúde da pele.

Diferenças entre os tipos de colágeno

Colágeno tipo 1

É o principal tipo encontrado na pele (aproximadamente 80%). A partir dos 50 anos a pele vai ficando cada vez mais flácida. Isto acontece porque nesta idade a perda de colágeno é de 25% ao ano e a capacidade de renovação desta proteína cai bastante. Uma opção é suplementar:

A firmeza da pele também depende de boas fontes de vitamina C, silício e colina. Além disso, a dieta deve ter características antiinflamatórias, livre de açúcar e abundante em condimentos como cúrcuma e gengibre.

Colágeno tipo 2

O colágeno tipo 2 contribui para dessensibilizar o sistema imune. Muito interessante para o tratamento da osteoartrite e artrite reumatóide.

  • Colágeno para imunidade e redução de dor - suplemento collagen II da nutify

  • Colágeno tipo 2 - suplemento amais em pó, sem sabor

  • Colágeno tipo 1 + 2 - suplemento da essential

Colágeno tipo 3

É o principal colágeno nas células do intestino. É rico em glicina, fundamental para que o fígado possa produzir glutationa para os processos de eliminação toxinas. Este é um dos produtos no mercado brasileiro:

Saiba mais no curso online: Nutrição & Estética

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/