Saúde da mulher na menopausa

Se você mulher viver muito, chegará à menopausa. Mas não espere sentada. Quando a mulher prepara-se chega à esta fase com saúde, vigor e sofre muito menos com os possíveis sintomas. Aí sobra tempo e vitalidade para curtir a vida, a família, para viajar, trabalhar, aproveitar os amigos e sem a preocupação de engravidar!

Tudo começa com a perimenopausa, o período que antecede a menopausa. Nesta fase a produção hormonal cai, gerando alterações de humor, retenção de líquidos, compulsão alimentar, ganho de peso, falhas na memória e maior cansaço. Mas há como se preparar para este período que pode ser a melhor fase da vida da mulher, livre de preocupações com filhos pequenos ou com a chance de engravidar. 

Para a redução da inflamação e do inchaço a dieta antiinflamatória é recomendada. Deve ser rica em ômega-3, chás, frutas e verduras, reduzida em carnes processados, laticínios e alimentos industrializados. O consumo regular de tofu (queijo de soja orgânico) pode reduzir os calorões e a perda óssea. 

O Ayurveda, o sistema médico milenar indiano, recomenda uma rotina que inclui dieta apropriada, uso de ervas, descanso, massagens, refeições equilibradas, e atividade física. Yoga, meditação e caminhadas reduzem hormônios relacionados ao estresse (como o cortisol), a ansiedade, ajudam no controle do peso, na manutenção da flexibilidade e da musculatura.

Bette Calman, aos 83 anos

Bette Calman, aos 83 anos

É bom lembrar que a chegada da menopausa (por volta dos 50 anos) não representa o final da vida da mulher. Pelo contrário, pode ser apenas o marco da segunda fase da jornada na terra. Portanto, é importante se cuidar para ter muita vitalidade por mais algumas décadas.

Então, se você tem 30, 40, 50, 60 anos ou mais que tal começar a se cuidar hoje como preparo para o resto dos dias? Se você está vida a vida é para você, saúde e vitalidade são para você. Para as que já praticam yoga e desejam se aprofundar ou até mesmo trabalhar com isso (como a Bette Calman, da foto) o curso de formação em práticas integrativas e complementares está com inscrições abertas. Yoga e Ayurveda (os focos deste curso) são como uma fonte da juventude. Dê-se este presente!

MARQUE SUA CONSULTA

Deixe seu comentário.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/