Qual é o significado de dieta para você?

A dieta de uma pessoa nada mais é do que seu conjunto de hábitos alimentares. Mesmo assim, muita gente associa o termo à restrição alimentar, à sensação ruim de estar passando fome.

Historicamente, a palavra dieta vem do latim (diaita) que significava todo o modo de vida de uma pessoa, um caminho metal e físico para a saúde (Foxcroft, 2013).

Que tal então ressignificarmos o termo D.I.E.T.A.?

D = Deve

I = Incluir

E = Equilibradamente

T = todos os

A = alimentos que seu corpo e sua mente precisam!

A dieta assim passa a ser fácil de começar, colocar em prática e manter por toda a vida, pois nada mais é do que comer para sentir-se em seu melhor. E isso nada tem a ver com moda ou restrições desnecessárias. 

O que você pode mudar em sua alimentação para sentir-se melhor? Que pequeno passo pode dar? Comer uma fruta a mais ao dia? Incluir salada no jantar? Aumentar seu consumo de água? Escolha uma tarefa para iniciar. Coloque alarmes em seu celular para não esquecer. As primerias 72 horas (3 dias) são fundamentais para a consolidação de novos hábitos. Agora, para fixá-los de verdade o ideal é repetir por no mímimo 28 dias ou aproximadamente 1 mês. Depois, tudo ficará mais fácil, virará rotina e não será mais um esforço. Daí estará preparado para dar um segundo passo (que pode ser consumir menos álcool, praticar atividade física 3 vezes por semana etc).

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/