Disbiose intestinal - curso presencial em Viseu, Portugal em 23/06/2018

Muito se fala em disbiose intestinal. Mas você sabe o que significa este termo? A disbiose nada mais é do que um desequilíbrio na flora intestinal. A microbiota ou flora intestinal saudável forma uma barreira contra os microrganismos invasores, aumentando a defesa do corpo contra qualquer corpo estranho, melhorando a imunidade intestinal e as respostas imunes locais. Além disso, ela compete por nutrientes no intestino, reduzindo a colonização do mesmo por bactérias ruins (patogênicas). 

As bactérias benéficas (probióticas) ajudam na digestão dos alimentos, na produção de ácidos graxos de cadeia curta, das vitaminas K, B12, tiamina e riboflavina. O desequilíbrio da microbiota perturba, portanto, todo o organismo. O diagnóstico passa pela avaliação de sinais e sintomas, incluindo prisão de ventre, gases, distenção abdominal, cansaço, mudanças de humor, dentre outros.

Não esqueça de compartilhar
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/