Nutrição para prevenção e controle do tumor benígno do útero

Um fibromioma é uma massa ou tumor benígno localizado no útero que não é canceroso. Podem ser tão pequenos como uma ervilha ou tão grandes como uma bola de basquetebol. Cerca de 30% das mulheres com mais de 30 anos de idade têm fibromiomas. As causas dos fibromiomas não estão completamente elucidadas. No entanto, genética, desregulação hormonal e dieta inadequada parecem contribuir para o problema que pode gerar dor, hemorragias, aumento do volume abdominal, problemas nas costas, infertilidade, prisão de ventre e abortos de repetição.

No vídeo de hoje discuto o papel da nutrição na prevenção e tratamento dos fibromiomas ou miomas uterinos:

Green Black Modern Elegant Positive PsychologySelf-Improvement Instagram Post (10).jpg

BENÍGNO NÃO É LIGHT!

Um paciente com um tumor benígno na cabeça perguntou-me se precisa fazer a cirurgia para remoção. Sim, ele vive com dor de cabeça que não passa com remédio algum. E por isso, vive de mal humor, sem energia, sem dormir bem. Um tumor benigno não é um câncer, mas é uma massa que cresceu. Não se espalhou por outros tecidos mas pode causar impacto negativo na vida sim, como é este caso.

Uma coisa pode ser chamada de benigna, como a síndrome do intestino irritável e ainda assim ser chata, fazer a pessoa viver com dor abdominal, diarreia, mal estar. A longo prazo essa coisinha benigna, mas nada fácil, pode gerar até depressão. Ou seja, mesmo condições benígnas exigem cuidado. Cuide-se com amor!

Artigo ligando síndrome do intestino irritável à depressão e neurodegeneração (Aziz et al., 2021).

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags