Vinagre reduz o índice glicêmico das refeições - saiba os benefícios para sua saúde

Como você tempera sua salada? Eu tenho o costume de acrescentar azeite de oliva, pimenta e sal. Raramente uso vinagre mas tenho tentado consumir mais. Como escrevi em outros textos, o vinagre adicionado à refeição ajuda a reduzir o pico de açúcar no sangue, a secreção do hormônio insulina e, por isso, os estoques de gordura (Johnston et al., 2004).

O vinagre é particularmente benéfico para pessoas resistentes à insulina ou com diabetes do tipo 2. Intuitivamente, algumas culturas acabam usando o vinagre em refeições em que há alimentos com alta quantidade de carboidrato de índice glicêmico elevado. No Japão, por exemplo, o vinagre é usado no arroz do sushi. Em vários países do mediterrâneo há o hábito de consumo do pão banhado em vinagre balsâmico ou pães fermentados. Essa é uma boa estratégia se você não vive sem pão.

Adicionar vinagre ao alimento ajuda a reduzir a velocidade de absorção do carboidrato, melhorando a glicemia e a resposta à insulina. Como o vinagre ajuda a reduzir o índice glicêmico da refeição você também vai se sentir saciado por mais tempo do que se tivesse comido o pão (ou a batata ou a salada de legumes) puro.

Screen Shot 2019-01-21 at 2.40.07 PM.png

Adicione então cerca de duas colheres de chá de vinagre em suas saladas ou nas refeições com mais carboidratos. Se a sua tolerância for boa, não apresentar gastrite ou sintomas de azia pode ir aumentando seu consumo.

Estudo publicado em 2013 mostrou que o consumo de 2 colheres de sopa de vinagre por dia é tão eficiente para o controle da glicemia como medicamentos (incluindo o glifage/metformina). O vinagre, para a maioria das pessoas, será seguro e trará muito menos efeitos colaterais do que a droga. E ainda é muito mais barato!

Fiz um cuscuz com legumes para o almoço. Refoguei alho, cebola e alho poró no azeite, acrescentei cenoura ralada, repolho picado, um pouquinho de molho de tomate com azeitonas. Depois misturei com o cuscuz já cozido, temperei com sal, pimenta, açafrão e aceto balsâmico. Na hora de comer ainda coloquei um pouco de vinagre de uvas. E você, de forma adicionará vinagre hoje na suas refeições?

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags