O que são transtornos do neurodesenvolvimento?

Nosso desenvolvimento começou dentro da barriga de nossas mães. Os primeiros 1.100 dias de vida foram fundamentais e, dependendo de como ocorreram, podem ter contribuído para um neurodesenvolvimento típico ou não. As estatísticas variam muito entre os países mas os transtornos do neurodesenvolvimento parecem ocorrer entre 10 e 15% das crianças menores que 10 anos. As causas biológicas parecem ser as mais importantes. Explico mais neste vídeo:

O cérebro desempenha um conjunto de funções superiores, como o reconhecimento de sensações, a identificação e interpretação de eventos, tomada de decisões, memória, linguagem. No transtorno do déficit de atenção/hiperatividade, por exemplo, pode haver comprometimento de algumas destas funções. Assim, uma pessoa com TDAH pode subestimar a quantidade de tempo que precisará para realizar uma tarefa, ou pode não conseguir planejar bem o futuro, ou pode arriscar-se sem necessidade. Isto pode estar acontecendo por menor recrutamento de redes neurais em várias regiões do cérebro.

Características do TDAH

Com o amadurecimento o lobo frontal do cérebro desenvolve maior capacidade de autocontrole. Assim, vamos aprendendo a refletir mais antes de tomar decisões. Porém, nas pessoas com TDAH este processo pode não ser perfeito, por isso, podem ser menos controlados e mais impulsivos.

A mente também é mais dispersa. Em estudos de imagem isto aparece com maior ativação de redes neurais associados a uma mente que está sempre a vagar. Isto reflete-se no dia a dia em menor motivação e menor rendimento. Infelizmente, ainda não existem testes de imagem para diagnóstico do TDAH, pois a variabilidade dos cérebros das pessoas no espectro é enorme. Contudo, espera-se que estes métodos continuem aperfeiçoando-se e que, no futuro, o diagnóstico torne-se mais fácil e preciso.

Um dos problemas é que pessoas com TDAH podem ter outras condições relacionadas ao neurodesenvolvimento, que podem ser confundidos nos exames de imagem cerebral. Por enquanto, estes testes não conseguem distinguir o TDAH do autismo, desordens relacionadas à coordenação ou problemas de conduta.

Uma forma de contornar isso parece ser pela união dos dados de imagem e da avaliação clínica, com análises genéticas capazes de identificar alterações relacionadas ao TDAH. Este aqui é um pedacinho do meu teste genético:

tdah.jpg

Estes estudos estão apenas começando, mas o futuro é o da medicina cada vez mais personalizada.

Livros para explicar o TDAH para crianças

Quanto pesa o cérebro?

A gestação e os primeiros anos de vida são momentos cruciais para o neurodesenvolvimento. O encéfalo cresce absurdamente no primeiro ano de vida e por volta dos 10 a 12 anos o cérebro já tem o seu volume total, com o peso do cérebro de um adulto (cerca de 1,5kg).

Mas, depois, especialmente após os 55 anos, o cérebro começa a perder volume. Aos 65 anos pesa cerca de 1,3 kg. Além do próprio envelhecimento, o estilo de vida influencia muito o que acontece com o cérebro. Consumo excessivo de carboidratos simples, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e falta de sono estão entre os fatores que geram mais perda de massa cerebral.

Precisamos cuidar do cérebro em todas as fases (antes de engravidar, gravidez, infância, adolescência, fase adulta), com um estilo de vida saudável, manejo do estresse e tratamento de doenças mentais (depressão, transtornos de ansiedade etc) para a prevenção da neurodegeneração.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/