Efeitos de diferentes genótipos no polimorfismo do gene CBS em pessoas com síndrome de Down

Pessoas com o genótipo TT (+ / +) para o polimorfismo rs5742905, e em menor grau CT (- / +), produzem níveis mais baixos de homocisteína em resposta ao teste de PML, quando comparados com o genótipo CC (- / -) . Níveis mais baixos de homocisteína desse teste inferem maior atividade do gene CBS. Este polimorfismo responde bem à suplementação de vitamina B6.

O gene para cistationina beta-sintase (CBS) está localizado no cromossomo 21 e é superexpresso em pessoas com síndrome de Down (SD), ou trissomia do cromossomo 21. Este é o motivo pelo qual muitas pessoas com SD apresentam níveis plasmáticos de homocisteína, metionina, S-adenosil-homocisteína e S-adenosilmetionina significativamente reduzidos. Por outro lado, os níveis plasmáticos de cistationina e cisteína podem aumentar significativamente, consistente com um aumento na atividade de CBS.

Screen-Shot-2017-02-18-at-9.27.57-AM.png

Por outro aldo, os níveis de glutationa não aumentam necessariamente (o que seria ideal) devido, provavelmente, à superexpressão do gene da superóxido dismutase, também localizado no cromossomo 21. A suplementação de nutrientes como metionina, ácido folínico, B6, metil-B (12) e dimetilglicina pode ajudar a melhorar o perfil metabólico em pessoas com SD.

Outro polimorfismo do gene CBS é o rs121964972. O genótipo TT tende a aumentos da homocisteína de forma não responsiva à suplementação de vitamina B6. Desequilíbrios bioquímicos pela falta de correção metabólica podem estar na gênese na regressão de indivíduos com síndrome de Down na fase adulta.

A regressão muitas vezes cursa com elevação de glutamato (estimulante) e redução de GABA (falo mais sobre isso no curso PSICONUTRIÇÃO). O glutamato é um neurotransmissor que funciona em conjunto com o GABA no cérebro. Quando um aumenta o outro diminui. Muitas pessoas com síndrome de Down tem GABA alto. São relaxadas, tranquilas. Porém, desequilíbrios podem acontecer, com redução de GABA e aumento de glutamato. Os sinais de glutamato elevado incluem alergias, sono insatisfatório, aumento de estrabismo e irritabilidade. Uma das causas da elevação de glutamato é a metilação deficiente, por falta de B9, B12 ou por superexpressão da CBS.

Com falta de B6 a enzima GAd não converte glutamato em GABA. Se os níveis de vitamina B6 estiverem baixos, a enzima GAD não pode converter o glutamato em GABA.

gaba-2-638.jpg

O glutamato cronicamente elevado causa inflamação e aumento do TNFalfa. A inflamação crônica leva a níveis baixos de glutationa e, eventualmente, intestino solto, alergias e autoimunidade, com aumento da incidência de doenças como Hashimoto, alopécia, doença de Graves etc.

Suplementos e medicamentos como valeriana, huperzina A, resveratrol, curcumina, EGCG e orotato de lítio ajudam a reduzir o glutamato. Exames nutrigenéticos ajudam-nos a entender as especificidades de cada pessoa com síndrome de Down. Para avaliação agende uma consultoria.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/