Consenso da Trisomy 21 Research Society (T21RS) sobre pesquisa na síndrome de Down

Muitos avanços foram alcançados nos últimos anos em relação à síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). Ainda assim, precisamos avançar muito mais. Na área de saúde o consenso da sociedade de pesquisa em T21 discute as principais áreas de atenção e que exigem pesquisas aprofundadas:

  • Coleta de dados robustos sobre a trajetória do neurodesenvolvimento, incluindo fala, linguagem e práxis oral. Estudos com tecnologias diversas, incluindo neuroimagem avançada, eletrofisiologia, metabolômica.

  • Prevalência de transtornos neurológicos e/ou psiquiátricos, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, autismo, depressão em pessoas com T21.

  • Melhor caracterização do microbioma de pessoas com T21.

  • Produção de informações de alto potencial para proporcionar benefícios de curto e médio prazo aos indivíduos com T21 e suas famílias.

  • Estudos que foquem no envelhecimento saudável.

  • Pesquisas em farmacogenética para uso mais seguro de medicamentos na T21.

Para tanto é muito importante a criação de linhas de financiamento para grupos de trabalho focados na T21 e na expansão de centros de excelência de pesquisa, acolhimento e atenção à saúde em todas as fases da vida. Agências devem expandir as bolsas para mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos, afim de ampliar a força de trabalho na área.

DESENVOLVIMENTO DO CÉREBRO

A gestação e os primeiros anos de vida são momentos cruciais para o neurodesenvolvimento. O encéfalo cresce absurdamente no primeiro ano de vida e por volta dos 10 a 12 anos o cérebro já tem o seu volume total, com o peso do cérebro de um adulto (cerca de 1,5kg).

Mas, depois, especialmente após os 55 anos, o cérebro começa a perder volume. Aos 65 anos pesa cerca de 1,3 kg. Além do próprio envelhecimento, o estilo de vida influencia muito o que acontece com o cérebro. Consumo excessivo de carboidratos simples, sedentarismo, consumo excessivo de álcool e falta de sono estão entre os fatores que geram mais perda de massa cerebral.

Precisamos cuidar do cérebro em todas as fases (antes de engravidar, gravidez, infância, adolescência, fase adulta), com um estilo de vida saudável, manejo do estresse e tratamento de doenças mentais (depressão, transtornos de ansiedade etc) para a prevenção da neurodegeneração. Na síndrome de Down tudo é mais urgente devido a trissomia e superexpressão de genes de risco associados à doença de Alzheimer.

Aprenda mais na plataforma da saúde metabólica: https://t21.video

Consultas: https://andreiatorres.com/consultorio

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/