As corridas longas exigem muito do organismo. Além do treino a alimentação é vital para conseguir terminar o percurso. Por isso o corpo deve estar abastecido de carboidratos e hidratado. Além disso, durante corridas longas pode ser necessário que você ingira mais carboidratos para prevenir a depleção do glicogênio muscular e ingira líquidos a fim de prevenir a desidratação.
Durante a corrida de longa duração, além do carboidrato, o corpo passa a utilizar a gordura como fonte de energia. Porém, esta é menos eficiente que o carboidrato e por isso você acabará diminuindo o ritmo caso precise utilizar mais lipídio do que glicogênio. Quanto mais carboidratos você consumir antes da corrida mais glicogênio (carboidrato de reserva) conseguirá armazenar, melhorando então sua performance.
Para isso, é necessário que pelo menos três dias antes da corrida você diminua seu treinamento para poupar energia e priorize os carboidratos complexos, de boa qualidade.
Não se assuste se ganhar peso neste período, já que o corpo armazena 2,6 gramas de água para cada grama de glicogênio. A água armazenada na verdade ajudará a prevenir desidratação durante a corrida. Além disso, nos dois dias anteriores à corrida você precisará beber mais líquidos. Evite bebidas diúreticos contendo cafeína, como café, chá e refrigerante tipo cola, além, é claro, de bebidas alcoólicas. Além disso, durante a corrida ingira cerca de 150 ml de líquidos a cada 20 minutos.