De acordo com o Physicians Committee for Responsible Medicine (Comitê médico para a medicina responsável), dietas vegetarianas bem planejadas são saudáveis inclusive para mulheres gestantes. Alguns cuidados fazem-se necessários durante a gestação (sejam as mulheres vegetarianas ou não) já que baixos níveis de ácido fólico e vitamina B12 aumentam o risco de defeitos do tubo neural. Porém, a fortificação de alimentos e a suplementação resolvem o problema.
Para as associações de nutricionistas americanas e canadenses, dietas vegetarianas bem planejadas são apropriadas para qualquer estágio da vida (gestação, lactação, infância, adolescência, fase adulta e velhice), podendo trazer inúmeros benefícios à saúde por conterem baixos níveis de gordura saturada, colesterol e altas concentrações de fibras, folato, antioxidantes e fitoquímicos.
Assim, gestantes em dietas vegetarianas podem inclusive ter uma melhor saúde do que aquelas consumidoras de carne. Além disso, a análise do leite materno de mulheres vegetarianas mostra uma menor concentração de contaminantes quando comparado ao leite de mulheres não vegetarianas.
PRECISA DE AJUDA? AGENDE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO