Vai fazer prova?

child taking test.jpg

O final do ano está chegando e meus alunos na faculdade estão cheios de provas, apresentações de monografia e trabalhos finais de estágio. Para fazer uma boa prova é necessário dedicação e estudo mas comer bem também é fundamental. Uma boa alimentação melhora a concentração. Balinhas e chocolates podem até fornecer energia porém como o carboidrato é de alta absorção e, portanto, consumido rapidamente, esta energia não dura. O melhor sempre é:

- Fazer o café da manhã. Frutas, cereais integrais como pães, aveia ou quinoa fornecem energia de absorção lenta, que não te deixará com sono momentos depois. Iogurte com frutas e castanhas ou mesmo um omelete com tomate, queijo e suco são boas pedidas.

- Regularidade durante o dia. Não passe mais de 3 horas sem comer para que consiga manter as concentrações de glicose plasmática constantes. Lembre-se: nosso cérebro funciona a base deste nutriente! Frutas, iogurte, torrada integral são algumas opções para aguentar até a hora do almoço. Tanto nesta refeição quanto no jantar não abuse. Quantidades muito grandes ou alimentos de difícil digestão o deixarão muito sonolento.

- Não se esqueça da água, ela é fundamental para que todas as reações químicas ocorram, reduz a fadiga e ajuda o cérebro a trabalhar. Leve a garrafinha com você para a biblioteca ou sala de aula.

- Limite a cafeína. Como assim? Cafeína não é estimulante? Sim, porém em excesso pode deixá-lo mais agitado, irrequieto, nervoso, além de prejudicar o sono.

- Lembre-se da atividade física. Não pense que ao se exercitar estará perdendo o tempo do estudo. Incluir uma atividade física moderada durante o dia contribuirá para a redução do estresse, para melhorar o sono e para levar mais sangue e nutrientes a todos os lugares, inclusive ao cérebro.

- Esqueça as novidades. No dia da prova não invente moda. Nada de comer em locais muito diferentes do seu habitual ou comprar uma novidade da indústria alimentícia. Atenha-se ao que já está acostumado e funciona para você para não correr o dia de passar mal bem no dia da prova para a qual você estudou tanto.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/