Muitas pessoas acham que não há problema em ficar com o sono atrasado ou passar uma noite sem dormir. Mas sem descanso, acontecem mais acidentes de carro, mais erros fatais no trabalho, a pressão sanguínea aumenta, há queda da imunidade e maior risco de desenvolvimento de diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.
Estudo em 12 países mostrou que até 40% dos adultos dormem menos do que precisam:
O sono é necessário tanto para a saúde física quanto mental. A privação do sono tem efeito semelhante à intoxicação por álcool: a memória falha, a irritabilidade aumenta, comportamentos tornam-se mais impulsivos e menos pensados. O risco de psicose e câncer também aumenta:
Aproveite a quarentena gerada pela luta contra o coronavírus e vá para a cama mais cedo. Dê tempo para seu corpo metabolizar todo o estresse. Você se sentirá com mais vitalidade e clareza mental. Não consegue dormir? Verifique se não está com apnéia e adote as práticas ayurvédicas para mehoria do sono:
- dinacharya;
- massagem (abhyanga)
A meditação ativa o sistema parassimpático e nos traz para o estado de ondas mais lentas (alfa) mais rapidamente, ajudando o descanso e relaxamento.
Dormindo bem o risco de Alzheimer, obesidade e diabetes é reduzido. Você reduziu o café, começou a fazer atividade física pela manhã (como caminhada ao sol), deixou de comer muito à noite e está desligando o celular mais cedo. Consegue até dormir, mas acorda no meio da noite? Alguns suplementos podem ajudar:
- magnésio treonato ou bisglicinato (principalmente se você é muito estressado)
- apigenina (principalmente se possui pensamentos acelerados e acorda cheio de ideias)
- manutenção do sono: mioinositol, taurina, glicina, theanina, withania somnifera (ashwagandha)
* Se você acorda no meio da noite pois seus sonhos são muito vívidos não tome melatonina ou theanina.
Para individualização marque sua consulta: www.andreiatorres.com/consultoria
Melatonina não faz milagre
Não adianta colocar todas as suas fichas na suplementação de melatonina. Um sono reparador exige queda de dopamina (saia da vida louca, relaxe mais cedo, desligue o celular). Aumente a serotonina com atividade física regular, banhos de sol, alimentação rica em triptofano (aminoácido presente em salmão, ovo, banana, abacate, nozes, cacau, castanhas) e com atividades noturnas relaxantes. Mantenha cortisol baixo. Para isso tem que diminuir o estresse, meditar, praticar yoga, descansar (não dá para ficar 24 horas no ar, 7 dias por semana). Por fim, ter valores de açúcar no sangue saudáveis (nem altos, nem baixos).
Com isso, e um quarto escurinho, a maioria das pessoas produz melatonina naturalmente e não precisa nem suplementar nada. Mesmo assim, se nada disso resolver podemos conversar sobre a melatonina e também sobre suplementos como valeriana, melatonina, fosfatidilserina, L-triptofano ou, L-teanina. Para agendar sua consulta clique aqui.
Precisa de ajuda? Agende uma consultoria com nossa equipe.