A forma de alta biodisponibilidade da biotina (vitamina B7)

A biotina é uma vitamina essencial do complexo B. Sua deficiência já foi relacionada com desordens como as doenças inflamatórias intestinais (DII) e a permeabilidade intestinal. Estudo de 2023 mostrou que camundongos deficientes em biotina apresentam mudanças negativas na microbiota intestinal, gerando disbiose, baixa diversidade microbiana, com aumento de bactérias pró-inflamatórias.

Essa disbiose foi associada ao desenvolvimento de sintomas semelhantes à doença inflamatória intestinal (DII), incluindo diarreia e inflamação no cólon. O estudo também constatou que a deficiência de biotina pode provocar alterações na expressão de genes relacionados à função imunológica e à inflamação no intestino. Aprenda a tratar o intestino clicando aqui.

O termo biodisponibilidade refere-se à proporção de um nutriente consumido que é absorvida, ficando disponível para a utilização pelo organismo. A biodisponibilidade dos nutrientes provenientes da dieta e de suplementos alimentares é influenciada por vários fatores, incluindo o estado nutricional, saúde e estágio de vida do indivíduo. Os fatores relacionados à dieta que afetam a biodisponibilidade dos nutrientes incluem a sua forma química, as interações entre os nutrientes e outros componentes dos alimentos e o processamento do alimento.

Biotina.jpg

Existem muitos suplementos no mercado, alguns com doses altíssimas como esse aqui com 10.000 mcg. Cuidado! A dose recomendada (RDA) para cada faixa etária e também para gestantes e lactantes pode ser observada na tabela.

Por exemplo, a recomendação para adultos é de 30 mcg, e em caso de carência suplementamos, em geral 1.000 mcg e não 10.000 mcg, a não ser em casos especiais e por pouco tempo.

O uso excessivo de suplementos pode causar dificuldades inclusive na interpretação dos exames laboratoriais. Por exemplo, a suplementação de biotina pode criar falsos positivos em testes de hormônio da tireóide. Ou seja, o exame pode mostrar alteração na tireóide que não é verdadeira. Por isso, verifique a necessidade de suspensão de suplementos antes de exames de sangue, fezes e urina.

Em caso de dúvidas, marque uma consulta para estudarmos suas necessidades, avaliarmos exames nutrigenéticos e bioquímicos e definirmos a melhor estratégia para você ou seu familiar.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags