Dieta cetogênica e doenças do cérebro

A desregulação do metabolismo da glicose no cérebro é comum em transtornos neurológicos e doenças mentais. De forma bem simplificada, as desordens neurológicas envolvem mal funcionamento ou dano do sistema nervoso (cérebro, medula ou nervos). Já nas doenças mentais a estrutura do sistema nervoso pode estar intacta mas podem existir alterações no estado emocional ou no comportamento.

As desordens neurológicas mais comuns são: transtorno do espectro autista, Alzheimer, epilepsia, esclerose múltipla, doenças causadas por traumas ao cérebro, meningite, Parkinson, doença de Huntington. Nas doenças mentais existe uma mudança de comportamento que gera estresse, sofrimento significativo ou prejuízo na execução de tarefas corriqueiras. São exemplos de doenças mentais ou psiquiátricas: depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, transtornos alimentares, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, transtorno obsessivo-compulsivo, transtornos psicóticos, transtornos de personalidade, etc.

Outra característica comum nestas situações é o aumento do estresse oxidativo, que surge quando a produção de espécies reativas de oxigênio (radicais livres) é maior que a capacidade de defesa antioxidante. As dietas cetogênicas podem diminuir o estresse oxidativo por meio de alterações no metabolismo e na sinalização, diminuindo ou inibindo fatores pró-oxidantes e aumentando as defesas antioxidantes.

Outra questão é a neuroinflamação, comum em várias doenças e transtornos que atingem o cérebro. Novamente, as dietas cetogênicas podem reduzir o estado pró-inflamatório cerebral (Koh et al., 2020).

Estudos demonstraram a eficácia de uma dieta cetogênica na melhoria dos sintomas no transtorno de déficit de atenção / hiperatividade (TDAH), transtorno do espectro do autismo (TEA), ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno da compulsão alimentar periódica.

A intervenção farmacêutica para transtornos mentais pode, às vezes, oferecer benefícios, pelo menos no que diz respeito ao controle dos sintomas. A dieta cetogênica ou ketoflex oferece uma nova linha poderosa de terapia nutricional, que pode ajudar claramente no tratamento de alguns distúrbios desafiadores.

DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

Quem nunca usou brigadeiro como remédio (1).jpg
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/