Dieta cetogênica no controle da compulsão alimentar

O transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) (no inglês binge eating disorder) é caracterizado pela ingestão de grande quantidade de alimentos em um período de tempo delimitado (até duas horas), acompanhado da sensação de perda de controle sobre o que se come ou o quanto se come.

Para caracterizar o diagnóstico, esses episódios devem ocorrer pelo menos dois dias por semana nos últimos seis meses, associados a algumas características de perda de controle e não acompanhados de comportamentos compensatórios extremos para a perda de peso como vômito e uso de laxativos. Muitas pessoas passam a vida lutando contra o transtorno, o que aumenta as comorbidades psiquiátricas, como ansiedade e depressão.

Neste estudo são relatados os casos de três mulheres obesas adultas (34, 54 e 63 anos), com compulsão alimentar e sintomas de dependência alimentar. Todas foram orientadas a seguir uma dieta cetogênica (proporção de macronutrientes 10% carboidrato, 30% proteína e 60% gordura, pelo período de 6 a 7 meses. As pacientes relataram reduções significativas nos episódios de compulsão alimentar e sintomas de dependência alimentar, incluindo desejos e falta de controle. Além disso, perderam entre de 10 a 24% de peso corporal inicial, com manutenção por mais 9 a 17 meses.

Dificuldades iniciais com a dieta cetogênica

Entrar em cetose é um processo e algumas pessoas experimentam sintomas de gripe (flu, em inglês), denominados em seu conjunto de Keto Flu. Além de dores de cabeça, névoa mental, mal estar, algumas pessoas ainda experimentam náuseas, fraqueza e dores pelo corpo.

Estes sintomas não acontecem com todo mundo. Além disso, se bem feita, a adaptação à dieta é rápida. Enquanto isso não acontece é muito importante o consumo de bastante líquido, a reposição de eletrólitos, o descanso e o uso de gorduras como TCM. Explico tudo no curso online Dieta cetogênica passo a passo (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

PRECISA DE AJUDA? MARQUE AQUI SUA CONSULTA ONLINE:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/