Avaliando a glicação

Eu gosto de um chocolate, mas como vimos no último vídeo o consumo excessivo de açúcar gera um processo chamado glicação. Quanto maior é a glicação maior é o risco de desenvolvimento de doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e doença de Alzheimer. Neste segundo vídeo discuto a forma de avaliar o processo de glicação em nosso corpo e se é hora de reduzir o chocolate e outros alimentos açucarados.

Para combater a glicação adicione mais antioxidantes em sua vida. Que tal tomar pela manhã um copo de suco de 1 limão espremido, com 1 colher de chá de canela e 1 colher de chá de gengibre ralado? Fácil e prático, com a vantagem de ainda estimular genes e fatores de transcrição envolvidos com a expressão de enzimas antioxidantes.

O gengibre (2g/dia) possui ação antiglicante (Kazeem et al., 2012), importante para redução do risco de complicações da diabetes e até para a prevenção de rugas na pele.

Em outros dias poderá tomar o shot de limão espremido com suco de uva integral (rico em resveratrol, que também é antiglicante) ou com 1 colher de chá de extrato de uva (vendido em lojas de produtos naturais). Outra opção é o suco de 1 limão com 1 colher de chá de açafrão. Mas tome cuidado pois o ácido do limão pode desgastar o esmalte dentário. A dica do meu dentista é tomar o suco com um canudo para que o limão não encoste nos dentes.

Assine meu canal no YouTube e não perca nenhum vídeo.

Compartilhe e ajude este trabalho a continuar.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/