Deficiência de micronutrientes na Síndrome de Down

A Síndrome de Down ocorre quando, ao invés da pessoa nascer com duas cópias do cromossomo 21, ela nasce com 3 cópias, ou seja, um cromossomo número 21 a mais em parte ou todas as células do corpo. Não é uma doença e sim uma ocorrência genética. Mas como você e eu, pessoas com Síndrome de Down também podem ficar doentes, resfriadas, podem ter pneumonia, doenças do coração e assim por diante.

Pessoas com Síndrome de Down também podem desenvolver carências nutricionais, seja por má alimentação, má absorção ou má utilização dos nutrientes. Como os estudos vêm mostrando que na Síndrome de Down há uma tendência a redução dos níveis plasmáticos de micronutrientes como cálcio, selênio e zinco, o acompanhamento nutricional torna-se muito importante (Saghazadeh et al., 2017).  

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/