O Alzheimer é uma doença cerebral progressiva associada a problemas cognitivos, de memória e comportamentais. A doença está ligada a aumento de placas e emaranhados proteicos no cérebro, gerando danos às conexões entre neurônios.
Os fatores genéticos de risco mais conhecidos são APOE para Alzheimer tardio e PSEN1 para Alzheimer precoce. Uma versão do APOE, o APOEε4, está associada a um risco significativamente aumentado de Alzheimer. Já APOE3 é protetor, inclusive para pacientes positivos para PSEN1.
Mas o que fazer se sou APOEε4?
Tenha em mente que tudo o que aumenta a neuroinflamação aumenta o risco de acúmulo de placas amilóides no cérebro. Mas vários fatores de estilo de vida podem reduzir o risco de desenvolvimento de neuroinflamação e Alzheimer, como dieta antiinflamatória, treino cognitivo, suplementação adequada, atividade física.
É importante que aos primeiros sinais de declínio cognitivo um neurologista seja procurado para avaliação. Consulte-se com um neurologista que trabalhe com prevenção e não fique esperando a doença progredir e se instalar.
Para já:
Pare de fumar
Reduza o consumo de álcool ao mínimo possível
Consuma 5 porções de frutas e verduras de baixo índice glicêmico ao dia
Exercite-se por pelo menos 150 minutos toda semana fazendo atividade aeróbica de intensidade moderada (como ciclismo ou caminhada rápida)
Mantenha a pressão arterial em níveis ótimos
Controle sua glicemia e níveis de colesterol
Trate a depressão
Não isole-se
Permaneça mentalmente ativo (leia, aprenda idiomas estrangeiros, toque algum instrumento musical, tente novos hobbies ou atividades)