Dieta saudável deixa a pele mais resistente

A exposição solar é importantíssima para nossa saúde. Quando o dia está bonito nos sentimos mais dispostos e felizes. Além disso, com o banho de sol produzimos vitamina D, nutriente fundamental para a imunidade e para a saúde óssea.

Contudo, a exposição excessiva aos raios ultra violetas aumenta o risco de câncer de pele, gera danos ao DNA e RNA, grande formação de radicais livres e doenças dermatológicas. O Instituto Nacional do Câncer estima que 30% de todos os novos casos de câncer sejam justamente o de pele. Por isso, recomenda o uso diário do filtro solar.

A dieta também é um componente importante para a saúde da pele. Os carotenóides presentes em alimentos como abóbora, cenoura, manga e mamão protegem parcialmente a pele contra queimaduras e contra os radicais livres gerados com a exposição solar.

Capriche nos antioxidantes

Frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina, abacaxi e kiwi contém vitamina C, importante antioxidante e também nutriente fundamental para a produção de colágeno. Já abacate, açaí e azeite são fontes de vitamina E, a qual impede a propagação dos estragos induzidos pelos radicais livres. Saiba mais sobre a saúde da pele:

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags