Vitamina B6 | Conheça as funções da piridoxina

A vitamina B6 desempenha várias funções importantes no metabolismo de aminoácidos, na síntese de neurotransmissores (como serotonina, dopamina e GABA), como co-fator para produção de DHA e EPA (formas ativas do ômega-3), para a formação do grupamento heme da hemoglobina e no metabolismo da metionina. A deficiência impede a formação de cisteína, taurina, glutationa (antioxidante), bloqueia a degradação da homocisteína (inflamatória e neurotóxica).

A forma mais comum de B6 é a piridoxina, porém esta precisa ser convertida em Piridoxal 5 fosfato (P5P) para atuar nos processos endógenos. Em estudo, apenas 33% das pessoas que ingerem B6 conseguiram aumentar os níveis endógenos de P5P. Portanto em algumas situações de risco é necessário utilizar a forma ativa (P5P).

SITUAÇÕES QUE GERAM QUEDA DA VITAMINA B6 NO ORGANISMO

www.andreiatorres.com (2).jpg
  1. Alimentação pobre em B6

  2. Uso de anticoncepcionais

  3. Alto consumo de álcool

  4. Desnutrição

  5. Má absorção intestinal

  6. Perdas durante a hemodiálise

  7. Uso de medicamentos inativadores de piridoxina (por exemplo, anticonvulsivantes, isoniazida, cicloserina, hidralazina, corticosteroides, penicilamina)

COMO AVALIAR E SUPLEMENTAR A VITAMINA B6?

A primeira coisa é saber se existem sinais e sintomas relacionados à deficiência de vitamina B6. Deve-se avaliar: depressão, distúrbios do sono, piora da TPM, náuseas, vômitos, dermatite seborreica, eczema e outras inflamações na boca, nariz e ouvido. No sangue pode-se avaliar o aumento da homocisteína (também pode ocorrer por deficiência de B12 e/ou B9.

Outras formas de avaliação da B6:

Vale ressaltar que essa vitamina, embora hidrossolúvel, demonstra riscos quando em excesso. Em doses acima de 2 g pode provocar lesões cutâneas e toxicidade neurológica, como formigamento das mãos e dos pés e dificuldade de caminhar. Isso ocorre principalmente quando há simultaneamente deficiência de folato.

Dica: a vitamina B6 ajuda a entrada do magnésio nas células, por isso, muitas vezes são suplementados juntos.

APRENDA MAIS NA MAIOR PLATAFORMA DE VÍDEOS DE NUTRIÇÃO:

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/