Chá com Orégano

Receba a newsletter semanal. Dra. Andreia Torres é nutricionista, mestre em nutrição, doutora em psicologia clínica, especialista em yoga.

Que tal acrescentar uma colher de sopa de orégano seco ao seu chá favorito? O principal componente do orégano (Orgnum vulgare) é o carvacrol, um monoterpeno fenólico que também está presente no tomilho (Thymus vulgaris), hortelã pimenta (Lepidium flavum) e bergamota silvestre (Citrus aurantium bergamia). 

Estudos mostram que o carvacrol inibe o crescimento de bactérias como Escherichia coli e Bacillus cereus, sendo ótimo para melhorar a imunidade. Combate fungos, sendo interessante para mulheres que frequentemente apresentam candidíase vaginal.

O carvacrol também modula a expressão de genes que aumentam o ganho de gordura corporal. Desta forma, o consumo de chá com orégano contribui para a perda de peso e para a redução da quantidade de gordura estocada (Cho et al., 2012).

Estudo publicado em 2018 mostrou que o carvacrol tem alta atividade antioxidante e anticancerígena relatados em pesquisas em modelos pré-clínicos de carcinomas de mama, fígado e pulmão (Sharifi‐Rad et al., 2018). Que tal incluir mais condimentos na dieta?

PRECISA DE AJUDA? MARQUE SUA CONSULTA ONLINE

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/
Tags