Dieta rica em gordura - previna problemas intestinais e inflamação

Muita gente está optando pela dieta cetogênica, rica em gorduras, para o controle do peso ou tratamento de condições de saúde. Contudo, os efeitos terapêuticos da dieta cetogênica dependem da qualidade da microbiota intestinal. Uma dieta cetogênica de bacon, carne e manteiga reduz a diversidade da microbiota intestinal, o que influencia negativamente a saúde.

Estudos em animais mostram que a dieta rica em gordura mal feita altera a permeabilidade intestinal, piora a composição da flora bacteriana, aumenta a circulação de endotoxinas (Bruce-Keller et al., 2015), aumenta em longo prazo o risco de ganho de peso, intolerância à glicose (Meireles et al., 2016) e neuroinflamação (Meireles et al., 2015).

Já a dieta cetogênica feita da forma certa, rica em fibras e fitoquímicos melhora a riqueza e diversidade da microbiota. Isto, associado à redução da glicemia, gera mudanças epigenéticas, na forma como seus genes comportam-se. Com isso, há reprogração metabólica, garantindo flexibilidade mitocondrial e gerando os efeitos positivos (cetoterapêuticos) incluindo menor risco de neurodegeneração.

A inflamação do cérebro atrapalha a neuroplasticidade (Szabó, Kelemen, & Kéri, 2014), ou seja, a capacidade do sistema nervoso em mudar, adaptar-se e moldar-se ao longo do processo de desenvolvimento e quando as pessoas passam por novas experiências.

Com isso, o risco de depressão, perturbações do sono e problemas de memória aumentam (Meireles et al., 2016). Para contrabalançar estes efeitos toda dieta deve ter quantidades adequadas de substâncias antiinflamatórias, fibras, ômega-3 e probióticos. Quanto mais a dieta for rica em gordura provavelmente maior será a necessidade destes compostos. 

Outras estratégias importantes para o combate à inflamação:

DIETA CETOGÊNICA PASSO A PASSO (para leigos).

Se você é profissional de saúde entre na plataforma t21.video

AGENDE SUA CONSULTA DE NUTRIÇÃO ONLINE

Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/