Disfunção mitocondrial na síndrome de Down

Por meio de Ressonância Magnética Nuclear é possível avaliar, em amostras de plasma e urina, a produção de substâncias relacionadas ao metabolismo energético mitocondrial. As mitocôndrias são nossas usinas energéticas, responsáveis pela produção de energia na forma de ATP. Estudo mostrou que pessoas com síndrome de Down apresentam maiores concentrações de piruvato, succinato, fumarato, lactato e formato, compostos produzidos no início ou durante o ciclo de Krebs (Caracausi et al., 2018).

Essas alterações sugerem um desequilíbrio entre o funcionamento do ciclo de Krebs e da cadeia transportadora de elétrons, na mitocôndria. O ciclo de Krebs é uma via metabólica central para regulação do metabolismo celular e equilíbrio energético. O acúmulo de metabólitos do ciclo de Krebs poderia sugerir um desequilíbrio devido à comprometimento de certas enzimas ou mau funcionamento das mitocôndrias. A superexpressão do gene Hsa21 NRIP1 parece ser uma das causas da disfunção das mitocôndrias, prejudicando a capacidade de produção energética das células. Outra causa da disfunção mitocondrial (no cérebro) é o acúmulo de proteína beta amilóide.

mitocondria.jpg

Saber que compostos estão alterados durante o metabolismo celular nos ajuda a pensar que nutrientes precisamos suplementar para melhorar o funcionamento mitocondrial. Um estudo recente, por exemplo, mostrou que a disfunção mitocondrial participa do desenvolvimento de COVID-19 e pode ser responsável pela desregulação da resposta imune e aumento da gravidade da infecção.

A linfopenia (queda de linfócitos), exaustão de células T (imunodeficiência) e tempestade de citocinas (hiperinflamação) são marcas registradas de pacientes com COVID-19 grave. Nossa hipótese é que o MitoQ poderia ser um potencial agente de tratamento em COVID-19, melhorando a disfunção mitocondrial e restaurando a resposta imunológica desregulada. Neste artigo, fornecemos evidências para apoiar o uso de MitoQ como um tratamento ou terapia adjuvante para COVID-19.

Disfunção mitocondrial, envelhecimento e propensão à doenças

A disfunção mitocondrial é uma marca registrada do envelhecimento, que é acompanhada pelo aumento da produção de radicais livres. O estresse oxidativo ativa vias inflamatórias de forma crônica. A disfunção mitocondrial e a inflamação crônica de baixo grau também são prevalentes em doenças cardiovasculares e metabólicas, incluindo hipertensão, obesidade e diabetes tipo 2. Populações idosas, indivíduos com comorbidades (diabetes e doença cardiovascular) ou em estado de disfunção mitocondrial (como frequentemente observado na síndrome de Down) parecem mais suscetíveis à infecção por SARS-CoV-2 (Kieran et al., 2020).

Os efeitos benéficos da suplementação de coenzima Q10 no envelhecimento e nas doenças cardiovasculares e metabólicas, por meio da melhora da disfunção mitocondrial e do alívio da inflamação, foram amplamente descritos na literatura. A coenzima Q10 ajuda a modular o estresse oxidativo e reduz a produção de TNF-α no diabetes tipo 2. Pesquisadores agora especulam que a coenzima Q10 usada no estágio inicial da infecção por coronavírus pode ajudar a interromper ou retardar a progressão da doença em pacientes idosos com COVID-19 ou naqueles com comorbidades ou disfunção mitocondrial (Ouyang & Gong, 2020).

Pessoas acima de 40 anos produzem quantidades significativamente menores de coenzima Q10, assim como aquelas em uso de estatinas. Além disso, é comum, a existência de polimorfismos genéticos que atrapalham esta produção. Alguns dos genes avaliados no painel genético são: PDSS1, PDSS2, COQ2, COQ4, COQ6, ADCK3, ADCK4, and COQ9.

Painel genético da Síndrome de Down - FullDNA - avaliação e pedido em consulta nutricional

Painel genético da Síndrome de Down - FullDNA - avaliação e pedido em consulta nutricional

Não esqueça de avaliar outros nutrientes importantes como vitamina C e vitamina D.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/