Síndrome de Down e o direito à alimentação saudável

vitamins-intro-400x400.jpg

Existem grandes lacunas no conhecimento clínico de profissionais de saúde no que concerne à Síndrome de Down (trissomia do cromossomo 21). Muitos profissionais de saúde tiveram apenas uma aula sobre Síndrome de Down dentro do curso de genética. E nada mais. Tais lacunas comprometem a tomada de decisões e os cuidados de pessoas com Síndrome de Down.

Pessoas com deficiência intelectual enfrentam diversos desafios relacionados à saúde e alimentação. Para muitos, a ingestão de frutas, legumes e fontes de ômega-3 fica consideravelmente abaixo das recomendações, o que agrava a inflamação e aumenta o risco de obesidade. 

Uma dieta variada e promotora da saúde é direito de todos. Com o tempo, uma dieta pouco saudável ou carente em nutrientes fundamentais pode resultar em danos consideráveis à saúde de uma pessoa. Na síndrome de Down agrupam-se nos cuidados básicos em nutrição as preocupações com a tireóide, com o envelhecimento precoce, com o funcionamento das mitocôndrias, com o intestino e cérebro.  

Pessoas com deficiências intelectuais são mais vulneráveis. Melhorar o estado nutricional deste grupo é uma questão de importância nacional, baseada no seu igual direito à boa saúde e no acesso a todos os serviços de saúde. Acompanhe novidades nesta temática pelo Telegram.

Discuto muitas questões relacionadas à suplementação de compostos específicos no curso online. Saiba mais aqui.

Compartilhe se achou interessante.
Dra. Andreia Torres é Nutricionista, especialista em nutrição clínica, esportiva e funcional, com mestrado em nutrição humana, doutorado em psicologia clínica e cultura/ensino na saúde, pós-doutorado em saúde coletiva. Também possui formações no Brasil e nos Estados Unidos em práticas integrativas em saúde. Para contratar envie uma mensagem: http://andreiatorres.com/consultoria/